Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44828

Compartilhe esta página

Título: A educação ambiental nas escolas: contribuição na formação da cidadania.
Autor(es): VITALINO, Helder Carlos Do Nascimento
Palavras-chave: Educação Ambiental; Parques ambientais; Formação cidadã
Data do documento: 2-Jun-2022
Citação: VITALINO, Helder Carlos Do Nascimento. A educação ambiental nas escolas: contribuição na formação da cidadania. . Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: A educação ambiental (EA) tende a contribuir para a formação cidadã do estudante. Assim, é imprescindível que temáticas locais, voltadas para esta abordagem, sejam trabalhadas na comunidade escolar. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar qual a inserção da educação ambiental em uma escola de Referência na cidade de Caruaru-PE e se a mesma contribui para formação cidadã dos estudantes. Assim, foram investigados o projeto político pedagógico (PPP), as concepções de professores sobre a EA e práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e também foi proposto um material didático envolvendo parques locais com o intuito de trazer esta abordagem para a sala de aula. A pesquisa tem natureza qualitativa, sendo utilizado para coleta de dados um o PPP, entrevistas semiestruturadas com docentes. Para análise dos resultados foi utilizado a metodologia de Bardin (2011). Observou-se que o PPP aborda ações pontuais envolvendo a EA. Por outro lado, os professores compreendem a EA como um tema associado apenas ao meio ambiente, a partir de uma visão naturalista. Entretanto, mostram-se preocupados com os problemas ambientais locais e a necessidade de relacioná-los à formação de cidadãos críticos e reflexivos. Um outro ponto observado foi em relação às atividades pedagógicas desenvolvidas na instituição, componentes curriculares eletivos e projetos, entretanto, com caráter pontual sem levar a formação crítica dos seus estudantes. Por fim, foi proposto um material didático como uma forma de trabalhar a formação humana cidadã dos estudantes a partir de situações locais envolvendo parques ambientais locais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44828
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_OK.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons